Descrição
Chá Pata de Vaca 100g Diabetes
A Pata de Vaca, de nome científico Bauhinia forficata, é uma árvore nativa da nossa Mata Atlântica que pertence à família Fabaceae. Também é conhecida por unha de vaca, casco de vaca, mão de vaca, pata de boi, unha de boi, bauínia, miroró e mororó. Ela recebeu esse nome porque suas folhas lembram o formato do casco de uma vaca. Quanto ao seu nome científico, Bauhinia é um gênero denominado no ano de 1753 em homenagem ao botânico Gaspar Bauhin, e forficata vem de forca, porque nos ramos há espinhos que lembram um forcado.
Constituintes químicos presentes na Pata de Vaca:
- Esteróis (β-sitosterol);
- Flavonóides (principalmente rutina, quercetina e o kampferol);
- Heterosídeos (cianogênicos e saponínicos, especialmente bauhinósideo);
- Pinitol;
- Cumarinas;
- Ácidos orgânicos;
- Glicosídeos;
- Gomas;
- Mucilagens;
- Sais minerais.
Uso da Pata de Vaca para diabetes:
A primeira pesquisa sobre a Pata de Vaca foi feita pela Doutora Carmela Juliani, que descreveu a ação hipoglicemiante da planta nos anos de 1929, 1931 e 1914. Por isso, a planta é frequentemente estudada com relação à diabetes. Além de diminuir o açúcar no sangue, a planta também diminui a glicosúria, que é a presença de açúcar na urina. Ainda não se sabe como esse processo ocorre, mas há pesquisas que desconfiam que seja pela ação da Quercetina e no Kampferol.
A Pata de Vaca também diminui a taxa de triglicérides e acelera o metabolismo de carboidratos e, como o açúcar é um carboidrato, o organismo acaba consumindo mais rápido o açúcar presente no sangue.
Uso da Pata de Vaca como antioxidante:
Os flavonoides da Pata de Vaca, principalmente o Kampferol, também mostraram ter ação antioxidante. Isso é muito importante para pessoas diabéticas, pois quando a taxa de glicose no sangue aumenta muito, os lipídeos e proteínas começam a oxidar, e isso causa danos nas células do pâncreas. Então a ação antioxidante da planta consegue proteger o pâncreas dos diabéticos desses danos.
Uso da Pata de Vaca como diurético:
A Pata de Vaca também estimula a filtragem dos rins e a produção de urina. Além de diminuir a quantidade de açúcar no xixi (glicosúria), ela também diminui a quantidade de ureia. Essa ação diurética é percebida em pouco tempo depois da ingestão da planta.
Uso da Pata de Vaca na coagulação do sangue:
Há ativos na Pata de Vaca que inibem a ação do fibrinogênio, ou seja, impede a coagulação do sangue. Dessa forma, ajuda no tratamento de elefantíase, trombose, embolias e outras doenças que ocorrem devido à formação de coágulos no sangue.
A planta também pode ser utilizada em casos de picadas que causam coagulação do sangue, como a picada do escorpião Tityus serrulatus e as picadas das cobras Jararacuçu (Bothrops jararacussu) e Crotalus (Crotalus durissus terrificus).
Uso da Pata de Vaca para problemas de estômago:
A Pata de Vaca pode ser utilizada para ajudar no tratamento de doenças estomacais, pois os flavonoides (rutina e kampferol) estimulam a produção do muco que protege a parede do estômago dos ácidos digestivos. Isso ajuda também na prevenção de úlceras gástricas e outras doenças do estômago.
Uso da Pata de Vaca para pressão alta:
Quem tem pressão alta também pode consumir a Pata de Vaca porque ela não aumenta a pressão. Aliás, ela pode até ajudar a abaixar a pressão, pois possui um efeito relaxante das veias e artérias, que também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Uso da Pata de Vaca para prevenção de câncer:
Apesar de não ser seu uso principal, há diversas pesquisas sendo feitas sobre o uso da Pata de Vaca para prevenção e tratamento de câncer. Uma lectina obtida da planta ajuda a matar as células cancerosas (apoptose), inibir sua proliferação e impedir sua adesão aos tecidos saudáveis. Ou seja, além de ajudar a combater o tumor, ela impede que ele cresça e se espalhe. Estudos já foram feitos em células de câncer de mama e de fígado com resultados promissores.
Outro benefício da Pata de Vaca para o tratamento de câncer é a proteção contra efeitos colaterais de alguns quimioterápicos que causam deformações em células saudáveis, como a ciclofosfamida.
Uso da Pata de Vaca como antimicrobiano:
As mesmas lectinas presentes na Pata de Vaca também inibem a adesão de bactérias nos tecidos, ajudando a impedir o crescimento de uma infecção. Estudos tiveram resultados positivos com bactérias como:
- Bacillus cereus e subtilis
- Escherichia coli
- Micrococcus luteus
- Proteus mirabilis
- Salmonella typhimurium
- Staphylococcus aureus
- Staphylococcus epidermidis
- Streptococcus mutans e sanguis
Chá Pata de Vaca 100g Diabetes
Referências Bibliográficas sobre o Diabetes:
ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HIPOGLICÊMICA DA ESPÉCIE VEGETAL BAUHINIA FORFICATA
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/84901/196918.pdf?sequence=1&isAllowed=y
ESPÉCIES VEGETAIS INDICADAS NO TRATAMENTO DO DIABETES
https://www.revistas.ufg.br/REF/article/view/5367/4415
Herbal Medicines for Diabetes Mellitus: A Review
https://pdfs.semanticscholar.org/852c/304a285a6ede753faadae 1671aeca21a7c73.pdf
Efeito da planta medicinal Bauhinia forficata (Link) nos indivíduos diabéticos tipo 2
https://www.redalyc.org/pdf/929/92931451002.pdf
Anti-diabetic activity of Bauhinia forficata decoction in streptozotocin-diabetic rats
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874102000752
Acute effect of Bauhinia forficata on serum glucose levels in normal and alloxan-induced diabetic rats
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874102001939
Antidiabetic Activity of Bauhinia forficata Extracts in Alloxan-Diabetic Rats
https://pdfs.semanticscholar.org/1824/648e9070287817565e68ad12 de3de9ac7001.pdf
Chá Pata de Vaca 100g Diabetes
Contra indicação:
- Pessoas com diabetes ou em tratamento para controlar os níveis de açúcar no sangue devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar o consumo do chá de Pata de Vaca do Nordeste, pois pode haver interações com a medicação.
Modo de Preparo e Recomendação de Consumo:
Para preparar o seu chá, adicione 1 litro de água na chaleira e acrescente 1 a 2 colheres de sopa do seu chá. Ligue o fogo e aguarde levantar fervura; em seguida, desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Após esse tempo, é só coar e está pronto para o uso. Adoce a gosto e desfrute de momentos de relaxamento e tranquilidade.
– Rendimento: Xícaras / 100g – 32 xícaras
Pode ser consumo em várias ocasiões do dia.
100% Natural e verdadeira.
Cultivo Controlado
Livre de Agrotóxicos
Fonte de Vitaminas, Minerais e Fonte de Antioxidantes
Pode ser consumido quente ou frio
Embalagem Abre e Fecha Fácil e vem tudo explicadinho
Procure sempre seu médico, ou nutricionista.